Proposta de itinerário para 7 dias

19-07-2017

Lisboa tem imensas coisas para ver, pelo que recomendamos que programe, atempadamente, o que vai fazer/visitar, de modo a gerir melhor o tempo da sua experiência nesta cidade fantástica.

Temos excelentes parceiros que prestam serviço de qualidade e experiências inesquecíveis, em Lisboa (veja mais à frente). Caso prefira explorar por si próprio tentaremos ajudá-lo, deixando aqui uma possibilidade de roteiro para uma semana:

DIA 1 - CENTRO HISTÓRICO DE LISBOA

O início escolhido por si poderá ser influenciado pelo local onde se situa o seu hotel. Vamos supor que o mesmo se situa numa zona central (optamos pela zona do Marquês do Pombal). Assim, pode começar visitando o Parque Eduardo VII. Do cimo da colina tem uma vista privilegiada sobre toda a cidade de Lisboa. Em primeiro plano a estátua do Marquês de Pombal (responsável pela reconstrução da cidade após o Grande Terremoto de 1755). Conseguirá também ver o Castelo de São Jorge, o famoso Bairro Alto, a Baixa lisboeta e, ao fundo, o Rio Tejo.

Desça a Avenida da Liberdade, a principal da cidade. Admire a bela calçada portuguesa, a arquitectura e aproveite para entrar em algumas lojas de comércio local.

Chegamos assim à Praça dos Restauradores , que celebra a libertação de Portugal do domínio espanhol em 1640. Nesta praça está também o Elevador da Glória (construído em 1885), que faz o trajecto colina acima, para o Bairro Alto.

Continue a descer em direcção à Praça do Rossio. Esta grande Praça, bem no centro da cidade de Lisboa, possui duas grandes fontes de água (uma em cada extremidade), uma estátua de D. Pedro IV e um belíssimo chão em calçada portuguesa. No lado norte da praça fica o imponente Teatro Nacional D. Maria II, que recebeu o nome da filha de D. Pedro.

Daqui pode ver o Teatro D. Maria II e a magnífica Estação Ferroviária do Rossio, com uma fachada imponente e várias linhas de comboio (linhas de Sintra).

Por trás encontra-se a Praça da Figueira, com a sua estátua de D. João I, montado a cavalo. Daqui pode entrar em Alfama (o bairro mais antigo de Lisboa), para chegar ao Castelo de São Jorge. A subida é difícil, pelo que recomendamos que apanhe o autocarro ou o eléctrico.

No caminho para o castelo, passará ainda pela Igreja da Sé de Lisboa, mandada construir em 1150. Vale a pena conhecer a Igreja por dentro.

Chegando ao Castelo de São Jorge desfrute da vista do alto do Castelo e tire muitas fotos.

O regresso ao centro histórico de Lisboa, faça-o a pé, por forma a não perder nada do Bairro de Alfama, com as suas ruas estreitas e "ambiente típico Português". Sempre a descer, chegará à Rua Augusta, onde pode aproveitar o comércio tradicional e ver vários artistas de rua. Desça toda a rua até atravessar o Arco e você sairá na enorme Praça do Comércio, bem à beira do Rio Tejo. Um dos lugares mais fantásticos da cidade. Aproveite para ver o pôr-do-sol, sentado numa das esplanadas...

DIA 2 - CENTRO HISTÓRICO DE LISBOA (continuação)

Apanhe o Elevador da Glória, por onde passou ontem (Junto à Praça dos Restauradores) e faça a curta viagem, colina acima. Ao sair, visite a belíssima Igreja de São Roque e o Miradouro de São Pedro de Alcântara onde terá uma vista privilegiada sobre a baixa lisboeta.

Saindo do miradouro, entre pela rua estreita logo atrás do Jardim e entre no Bairro Alto, um dos bairros mais antigos de Lisboa. Durante o dia o Bairro parece "adormecido" mas percorra-o durante um tempo, pois este representa a verdadeira Lisboa antiga, com os velhos candeeiros na rua, as roupas estendidas nos varais das casas e os prédios centenários no meio das suas estreitas ruas de calçada portuguesa. À noite não deixe de voltar, pois aqui pode desfrutar da verdadeira "noite lisboeta", com vários bares, discotecas e clubes.

Sempre a descer, chegará ao Largo do Chiado, um dos espaços mais míticos da cidade de Lisboa, ponto de encontro de artistas e intelectuais. Poderá ver também a estátua em bronze do escritor Fernando Pessoa. Esta é uma excelente zona para fazer algumas compras.

Continue a descer pela Rua Garrett até à Calçada do Sacramento. Suba, de seguida, para o Largo do Carmo. Neste largo estão as ruínas do Convento do Carmo, construído no século XIV, que foi parcialmente destruído pelo Grande Terremoto de 1755.

Siga por uma pequena calçada que surge ao lado do convento e que dá acesso ao Elevador de Santa Justa. Este Elevador foi inaugurado em 1902 e tem cerca de 30 metros de altura. No alto do Elevador existe um Miradouro fantástico que dá as melhores fotos de toda a Baixa-lisboeta, do Castelo de São Jorge e do Rio Tejo.

Seguindo em direção ao rio, encontrará a estação de comboios do Cais do Sodré. Continue seguindo a linha do comboio e, uns metros adiante no lado terra (direito), encontrará o Mercado da Ribeira (Market). Esta é uma paragem obrigatória.

Continue seguindo a linha do comboio pelo lado direito da estrada e encontrará, uns 200 metros depois, o Museu das Comunicações (voucher 79). Explore o passado, presente e futuro das comunicações em Portugal, anas exposições permanentes e temporárias , visitas guiadas, workshops e atividades para todas as idades.

Para terminar esta parte do dia, visite o Museu da Marioneta/Puppet Museum (voucher 69). A melhor coleção de máscaras e marionetas está em Lisboa!!!

Descanse agora, mas não deixe de regressar à noite, para poder ver o Bairro Alto, em todo o seu esplendor.

DIA 3 - BELÉM

Comece pelo Palácio Nacional de Belém, a residência oficial do Presidente da República Portuguesa. Do lado direito do Palácio, está situado o Museu Nacional dos Coches, onde estão as antigas carruagens das famílias reais portuguesa e de outras personalidades, como a carruagem do Papa. Este é o museu mais visitado de Portugal e um sitio a não perder.

Saindo do museu, passe novamente em frente ao Palácio Nacional de Belém. Pouco mais de 100 metros à frente chegará à Antiga Confeitaria de Belém (voucher 22), que vende os famosos e deliciosos Pastéis de Belém, o mais famoso doce Português, produzido pela mesma família e no mesmo local desde 1837. Actualmente, apenas três mestres pasteleiros são detentores da receita e assinaram um termo de responsabilidade em como se comprometem a não divulgar o segredo da receita.

Seguindo em frente, chegará ao imponente Mosteiro dos Jerónimos (voucher 73). Admire o expoente máximo da arquitectura manuelina. A entrada na Igreja é gratuita e, para além de ser belíssima, você poderá ver lá dentro os túmulos de Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões e de outros reis e rainhas portugueses. Ainda no Mosteiro, compre bilhete para visitar o antigo Claustro dos Jerónimos e ter acesso ao bonito jardim, salas e ao coro alto da Igreja.

Saindo do Mosteiro para a direita, encontrará o Museu da Marinha(voucher 76) e o Planetário Calouste Gulbenkian(voucher 75), que valem bem a pena serem visitados. Atravesse a estrada e percorra o bonito jardim com a enorme fonte, em frente. No lado oposto, encontra-se um túnel que passa por baixo da movimentada avenida marginal e da linha do comboio, para chegar ao Padrão do Descobrimentos. Este monumento foi inaugurado em 1960 para homenagear os Descobrimentos portugueses.

Aqui encontram-se vários dos nossos parceiros, que permitem-lhe passear de barco (vouchers 95, 96, 101 e 102), ou fazer visitas guiadas de carro ou carrinha (vouchers 88, 89 e 97).

Continue a caminhar junto ao rio, até chegar à magnífica Torre de Belém(voucher 72). Este monumento foi concluído em 1520 e era utilizado como um ponto de vigia para controlar e impedir que embarcações não autorizadas entrassem na cidade de Lisboa.

DIA 4 - PARQUE DAS NAÇÕES (EXPO)

O Parque das Nações foi construído para a grande Exposição Mundial de 1998, sendo um bom exemplo de reabilitação urbana. Esta é a zona mais moderna de Lisboa. A sua arquitectura contemporânea, os espaços de convívio e todo o projecto de urbanização e requalificação urbana trouxeram nova "vida" à zona oriental da cidade de Lisboa.

Comece pela Gare do Oriente, pólo central de vários meios de transporte. Em frente encontra-se o Centro Comercial Vasco da Gama. Entre no Centro Comercial e atravesse-o, saindo pelo lado oposto, onde verá as várias bandeiras dos países do mundo hasteadas (Parque das Nações). Aqui conseguirá ver também a enorme Ponte Vasco da Gama e a Torre Vasco da Gama.

Seguindo pela direita chegará ao Oceanário de Lisboa. O oceanário tem um aquário central gigantesco bem como muitas outras atracções.

Para ter uma vista privilegiada, dê uma volta no Teleférico da Expo.

Termine o dia no Casino Lisboa, o mais famoso da cidade.

DIA 5 - SINTRA

Localizada a apenas 28km de Lisboa, é muito fácil chegar a Sintra. A viagem de comboio entre Lisboa e Sintra dura apenas 40 minutos, desde o Rossio (Vouchers 60 & 61). De carro vá pela IC19, sendo que 15/20m são suficientes para efectuar o trajecto. Recomendamos os tours organizados pelos nossos parceiros (procure neste guia em "transportes").

Aqui não é possível criar um só trajecto pois, em todas as direcções, poderemos ver belos espaços, verdes, arquitectura deslumbrante, ruas charmosas, magníficos palácios e quintas e excelentes lojas de comércio tradicional. Assim, vamos só deixar algumas sugestões de locais a não perder, sabendo que estaremos sempre a ser injustos para com outros, tal a riqueza da região.

Palácio Nacional da Pena

O Palácio Nacional da Pena é o exemplo máximo da arquitectura romântica portuguesa. Por estar pintado de várias cores e se encontrar no alto de uma colina de 500 metros de altura, numa zona de extrema beleza natural, consegue destacar-se ainda mais.

A visita ao palácio em que o interior original foi mantido, permite ver objectos pessoais do rei e da rainha, além de salas luxuosamente decoradas. Uma verdadeira obra-prima.


Castelo dos Mouros

Construído pelos árabes no século VIII, este castelo era de enorme importância militar, já que sua posição privilegiada permitia que os seus ocupantes avistassem tropas inimigas a vários quilómetros de distância. Aqui poderá tirar fantásticas fotos da paisagem de Sintra.

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra.

Situada à saída do Centro Histórico da Vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia. Os seus jardins são de tirar o fôlego e pode também assistir a vários tipos de espectáculos, no interior.

Dizem que várias partes dos jardins têm símbolos enigmáticos relacionados à alquimia, Maçonaria e até à Ordem dos Cavaleiros Templários.

Fábrica - A Piriquita

Quem visite Sintra tem de ir até à Piriquita. Não há quem tenha visitado a vila sem ouvir falar dos Travesseiros da Piriquita (doce tradicional). A famosa casa dos tão elogiados travesseiros de Sintra foi fundada há mais de um século por Constância Gomes e continua a ser gerida pela família, no mesmo local onde foi fundada e recebendo todos os dias uma nova romaria de turistas que se maravilham com esta iguaria da doçaria portuguesa.

Romaria de Baco, Restaurant (vouchers 8 & 9)

O sitio ideal para comer. Localizado no Centro Histórico de Sintra, ladeado pela Igreja de São Martinho e pelo edifício do Turismo. Nele encontramos uma grande variedade de pratos "à carta", inspirados na nossa riquíssima dieta mediterrânica.


DIA 6 - CASCAIS

Apanhe o comboio da Linha de Cascais no Cais do Sodré - Trajecto dura cerca de 33 minutos (Vouchers 60 & 61). Descendo na estação de Cascais (final da linha), saia e passe para o lado oposto da rotunda. Desça a Rua Direita aproveitando para conhecer o comércio local.

No final da Rua, vire à esquerda em direcção à Baía. Aqui fica situada a Câmara Municipal de Cascais e podemos ver a marina, ao fundo.

Suba a rua, sempre junto ao mar. Aqui encontrará o Forte da Cidadela e, nas traseiras, encontra-se a bela Marina de Cascais, com vários restaurantes e bares.

Mais à frente, não deixe de entrar no Parque Marechal Carmona, jardim onde os pavões passeiam livremente. Neste Jardim encontra-se o belíssimo Palácio dos Condes Castro Guimarães, local a não perder, pois está magnificamente preservado. Aqui no Parque poderá encontrar também o Restaurante Biergarten - Jardim da Cerveja (vouchers 2 & 3), que procura recriar o ambiente de uma típica taberna alemã.

Continue a subir a rua e vire à esquerda, na rotunda, em direcção ao mar. Chegará à Boca do Inferno, uma enorme cavidade a céu aberto, "esculpida" pelo mar na rocha. Pensa-se que terá sido, outrora, uma enorme gruta, que foi destruída pela força da água, que bate violentamente nesta zona.

Ao sair, continue a subir a rua, em direcção à Guia. Aí alugue uma bicicleta e percorra a magnifica ciclovia, até à Praia do Guincho (local de excelência para a prática do windsurf). No caminho visite o Forte dos Oitavos.

Se estiver de carro, não deixe de visitar o Cabo da Roca (ponto continental mais Ocidental da Europa).

De regresso ao centro de Cascais, não deixe de se deliciar com um gelado da Gelataria Santini, famosa mundialmente pela qualidade dos seus gelados.

No Centro da Vila de cascais encontrará o maravilhoso Restaurante "O Pescador" (voucher 5), onde poderá comer o peixe mais fresco e saboroso.

DIA 7 - MARGEM SUL

Seja de barco (cacilheiro) ou de carro, atravessando a magnífica Ponte 25 de Abril, passe para a margem Sul do Rio. Para começar, visite a Fragata D. Fernando II e Dona Glória (voucher 78), considerado o 8º navio mais antigo do mundo. De seguida, suba até ao Cristo Rei (voucher 70) e desfrute de uma majestosa vista de Lisboa.

Siga para Setúbal para almoçar (recomendamos o choco frito). À tarde, venha navegar no Rio Sado para observar os golfinhos (voucher 105).

Nota: Outras hipóteses de locais a visitar são: Mafra (com o seu magnífico palácio/convento); Fátima (onde se situa o Santuário) ou, se assim o desejar, fazer uma viagem mais longa e visitar o Porto ou o Algarve, com um dos nossos parceiros (procure em "Transportes" a melhor solução).

Outro local especial para passar um dia inteiro é o Jardim Zoológico (voucher 71), com uma das melhores colecções zoológicas do mundo. Um dia perfeito em família!

Para mais algumas experiências memoráveis, experimente visitar Lisboa de Helicóptero (voucher 99) ou avião (voucher 108).

Aproveite as nossas ofertas. Este livro contém tudo o que necessita!!!