Centro Histórico de Lisboa (Parte 2)

19-07-2017

Apanhe o Elevador da Glória, por onde passou ontem (Junto à Praça dos Restauradores) e faça a curta viagem, colina acima. Ao sair, visite a belíssima Igreja de São Roque e o Miradouro de São Pedro de Alcântara onde terá uma vista privilegiada sobre a baixa lisboeta.

Saindo do miradouro, entre pela rua estreita logo atrás do Jardim e entre no Bairro Alto, um dos bairros mais antigos de Lisboa. Durante o dia o Bairro parece "adormecido" mas percorra-o durante um tempo, pois este representa a verdadeira Lisboa antiga, com os velhos candeeiros na rua, as roupas estendidas nos varais das casas e os prédios centenários no meio das suas estreitas ruas de calçada portuguesa. À noite não deixe de voltar, pois aqui pode desfrutar da verdadeira "noite lisboeta", com vários bares, discotecas e clubes.

Sempre a descer, chegará ao Largo do Chiado, um dos espaços mais míticos da cidade de Lisboa, ponto de encontro de artistas e intelectuais. Poderá ver também a estátua em bronze do escritor Fernando Pessoa. Esta é uma excelente zona para fazer algumas compras.

Continue a descer pela Rua Garrett até à Calçada do Sacramento. Suba, de seguida, para o Largo do Carmo. Neste largo estão as ruínas do Convento do Carmo, construído no século XIV, que foi parcialmente destruído pelo Grande Terremoto de 1755.

Siga por uma pequena calçada que surge ao lado do convento e que dá acesso ao Elevador de Santa Justa. Este Elevador foi inaugurado em 1902 e tem cerca de 30 metros de altura. No alto do Elevador existe um Miradouro fantástico que dá as melhores fotos de toda a Baixa-lisboeta, do Castelo de São Jorge e do Rio Tejo.

Seguindo em direção ao rio, encontrará a estação de comboios do Cais do Sodré. Continue seguindo a linha do comboio e, uns metros adiante no lado terra (direito), encontrará o Mercado da Ribeira (Market). Esta é uma paragem obrigatória.

Continue seguindo a linha do comboio pelo lado direito da estrada e encontrará, uns 200 metros depois, o Museu das Comunicações (voucher 79). Explore o passado, presente e futuro das comunicações em Portugal, anas exposições permanentes e temporárias , visitas guiadas, workshops e atividades para todas as idades.

Para terminar esta parte do dia, visite o Museu da Marioneta/Puppet Museum (voucher 69). A melhor coleção de máscaras e marionetas está em Lisboa!!!

Descanse agora, mas não deixe de regressar à noite, para poder ver o Bairro Alto, em todo o seu esplendor.